top of page
IMG_9342.jpg

Meu sonho era ser funcionária pública

Elaine Mariano

     Sexta-feira, 28 de junho, o relógio marcava nove da manhã, é hora do intervalo. Não demora para que algumas mulheres e homens da empresa Comcap comecem a chegar no Módulo I do bairro Centro, em Florianópolis. O intervalo tem a duração de vinte a trinta minutos, todos devem ser breves, é só o tempo de tomar um cafezinho e comer alguma coisinha. Com sua voz e gestos imponentes, ali, na mesa, Elaine dizia que não queria que o seu décimo terceiro caísse junto das suas férias. Nesse momento pensei: C A R A M B A! Que mulher brava. Mais tarde, acabei descobrindo que era mesmo. Encerrado o tempo do café, todas retornam para seu posto de trabalho, as ruas.

       Elaine Luz Mariano, 41 anos, altura mediana, negra, cabelo escuro e curto. Sua característica mais forte, “Eu sou muito brava”, disse para mim caindo na gargalhada. Naquela manhã vestia-se de laranja e azul, embora gostasse mais do uniforme verde. Em seu rosto só protetor solar pois é alérgica a maquiagem. Como acessório de beleza, um cachecol nas cores laranja e bege fazem o contorno de seu pescoço.

        Um dos seus sonhos era ser funcionária pública. Começou a trabalhar na Comcap como temporária, quando saiu o edital para o concurso em 2008, resolveu fazer e passou, sendo efetivada no dia 16 de maio de 2012.

     Apesar de suas pernas não serem tão longas, a margarida se deslocava rapidamente ao caminhar até o Centro de Florianópolis, parecendo se locomover noutra densidade temporal. Então eu me perguntava o porquê dessa pressa, fui ter a resposta quando percebi que para limpar um trecho da cidade é preciso ser rápida. Varrer, recolher os lixos, rastelar o chão e carregar o carrinho são tarefas que demandam agilidade da pessoa que está executando.

Reconhecimento é muito importante,

me enche de orgulho saber disso"

     Ali, em frente ao Mercado Público, Elaine desempenhava sua função da melhor maneira possível, sempre atenta aos detalhes, não deixava nada para trás, cada tarefa era feita com total dedicação, “Eu sou muito detalhista, tudo que faço eu tenho que ver se ficou perfeito, se não tiver certo, então nem faço”. 

     Além disso, ela tem orgulho da profissão que exerce, jamais sentiu vergonha em trabalhar limpando as ruas da cidade, “Muitas pessoas passam e dizem obrigado por eu estar deixando a cidade limpa, o reconhecimento é muito importante, me enche de orgulho saber disso”, relata Elaine.

bottom of page